Na Rovensa Next, a sustentabilidade está no centro de nossa missão e orienta tudo o que fazemos – desde nossa abordagem holística e compromisso com os ODS da ONU, até nossa ampla plataforma de soluções alimentadas pela inovação, para garantir nossas próprias ações sustentáveis. Como unidade de negócios do Grupo Rovensa, composto por 10 empresas pioneiras em agricultura sustentável, nossa ambição é promover a transformação ecológica e desenvolver o próximo capítulo da agricultura – um capítulo sustentável.
O setor agrícola está a passar por uma rápida e significativa transformação, impulsionada por uma série de mudanças que estão a ocorrer em todo o mundo. O crescimento populacional, a frágil biodiversidade, a disponibilidade limitada de recursos, as alterações climáticas, a segurança alimentar, a instabilidade geopolítica, as epidemias e a degradação dos ecossistemas são factores que nos afectam hoje e exigem acção se quisermos preservar o nosso solo, água e ar.
O nosso portfólio holístico de biossoluções é uma resposta a esses desafios de sustentabilidade.
Quando usamos o termo holístico, significa que apoiamos os produtores na solução dos desafios de sustentabilidade descritos acima. É por isso que o Grupo Rovensa, e em particular a marca Rovensa Next, está comprometido com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 2 (Fome Zero), 12 (Consumo e Produção Responsáveis), 13 (Ação Climática) e 15 (Vida na Terra) das Nações Unidas, que norteiam as nossas ações para oferecer uma solução global.
A Rovensa Next também está alinhada com a estratégia Farm to Fork da Comissão Europeia. Estamos comprometidos em desenvolver, fabricar e oferecer biossoluções certificadas que respeitem os princípios da agricultura sustentável. Ajudamos agricultores de todo o mundo a alcançar melhores resultados no sistema de produção de alimentos.
Inovação que ouve as necessidades dos agricultores
Na Rovensa Next, a inovação é uma parte fundamental da nossa estratégia de sustentabilidade. Estamos ativamente envolvidos em todo o processo de desenvolvimento de produtos, criando ótimas condições de trabalho para nossos pesquisadores, fomentando parcerias e participando de projetos inovadores. Graças às nossas equipes de pesquisa e desenvolvimento, que incluem mais de 100 profissionais, nos esforçamos para desenvolver novas soluções agrícolas, em contato direto com os produtores para atender às suas necessidades em constante mudança.
Isso envolve a criação de novas formulações baseadas em produtos naturais, como microrganismos e extratos vegetais, a fim de reduzir soluções químicas e desenvolver alternativas fitossanitárias com baixa toxicidade para organismos não alvo.
A nossa empresa-mãe, o Grupo Rovensa, investiu 5% das suas vendas líquidas, equivalentes a 23 milhões de euros, em I&D e homologação no exercício de 2021/2022. Esse investimento resultou no sucesso do desenvolvimento e lançamento de 58 novos produtos, representando 5% do portfólio total da empresa.
Investimentos como esses permitem-nos manter mais de 30 centros de investigação e laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (I&D) em todo o mundo, garantindo que os nossos investigadores tenham recursos para fomentar a inovação para fornecer soluções aos agricultores em 80 países.
O investimento de US$ 1 milhão da Rovensa Next em 2022 num Centro Global de Pesquisa e Inovação em Biossoluções em Hortolândia, São Paulo, é um bom exemplo disso. Este centro serve como referência para a indústria enfrentar os desafios da sustentabilidade e da segurança alimentar global no campo da agricultura.
Biossoluções baseadas em inovação
Ao priorizar a pesquisa e desenvolvimento, a Rovensa Next permanece na vanguarda do desenvolvimento de soluções agrícolas sustentáveis que abordam os desafios enfrentados por agricultores em todo o mundo.
O nosso objetivo é fornecer aos agricultores soluções que lhes permitam produzir mais com menos recursos, minimizando o seu impacto no meio ambiente e na biodiversidade, como evidenciado pelo nosso premiado ultra-eficaz bioestimulante, Biimore.
O nosso portfólio holístico inclui bionutrição (incluindo bioestimulantes e nutrição) e soluções de biocontrolo (biofungicidas e bioinseticidas). Outros produtos como o óleo de laranja, PREV-AM, também foi reconhecido pela sua eficácia e proteção das culturas e do meio ambiente.
Ao investir em biossoluções ecologicamente corretas, estamos a ajudar a combater as mudanças climáticas, restaurar a saúde do solo e aumentar o sequestro de carbono, ao mesmo tempo em que priorizamos a qualidade e a segurança dos produtos para garantir a saúde de nossos produtores e ecossistemas.
Sustentabilidade em nossas ferramentas industriais
Em um mundo que exige uma nova perspectiva sobre como produzimos, inovamos e agimos, o compromisso da Rovensa Next com a sustentabilidade sustenta todas as facetas do nosso negócio.
Na nossa unidade de Valência, a instalação de painéis solares reduziu as emissões de CO2 equivalente a 15 toneladas e, com planos para maximizar a capacidade de todos os painéis, esperamos uma produção anual de 57.000 kWh de energia limpa e verde.
Nas nossas fábricas em Albacete, Espanha, estabelecemos metas ambiciosas para reduzir a quantidade de plástico nas nossas garrafas de um litro em 25% e nas nossas garrafas de cinco litros em 11%.
O nosso compromisso não se limita à redução de painéis plásticos e solares; também estamos reduzindo ativamente as emissões de CO2 associadas ao transporte e distribuição e trabalhando com os nossos fornecedores para explorar maneiras inovadoras de reduzir o desperdício, melhorar a eficiência energética e promover uma abordagem mais ecológica.
Estas iniciativas fazem parte do compromisso do Grupo Rovensa de reduzir a sua pegada de carbono em linha com a meta da UE “Fit for 55” de reduzir as emissões em 55% até 2030 e o nosso próprio objetivo de atingir emissões líquidas zero até 2050.
Estamos na vanguarda da transformação para uma agricultura sustentável. Ao nos concentrarmos na sustentabilidade através da inovação e do nosso portfólio geral, incluindo as nossas ferramentas de produção, esforçamo-nos para criar um impacto positivo no meio ambiente, promover a eficiência de recursos e apoiar o sistema global de produção de alimentos.